COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA (CNV) NO AMBIENTE DE TRABALHO

Objetivos de Aprendizagem:

  1. Compreender os princípios básicos da CNV;

  2. Aplicar técnicas de CNV em situações cotidianas;

  3. Melhorar a qualidade das interações com colegas de trabalho;

  4. Reduzir conflitos e promover uma comunicação mais empática e assertiva no trabalho.

 Conteúdo:

Módulo 1: Fundamentos da Comunicação Não Violenta

  • Introdução à CNV: Definição, história e importância da CNV;

  • Princípios Básicos da CNV: Empatia, honestidade, respeito;

  • Passos para uma Comunicação Não Violenta segundo Marshall Rosenberg: Observação, Sentimento, Necessidade e Pedido.

 

Módulo 2: Observação e Sentimentos
  • Observação Sem Julgamento: Aprender a observar situações sem avaliações;

  • Empatia e Escuta Ativa: Técnicas de escuta empática;

  • Expressão e Validação de Sentimentos: Reconhecer, expressar e validar sentimentos de forma adequada.

Módulo 3: Necessidade e Pedido

  • Identificação de Necessidades: Conectar sentimentos com necessidades subjacentes;

  • Formulação de Pedidos: Fazer pedidos claros e concretos.

 

Módulo 4: Aplicação da CNV no Ambiente de Trabalho
  • Gestão de Conflitos com o uso da CNV: Conceito, tipos de conflitos e como identificar a gravidade do conflito;

  • Técnicas: Mediação e negociação de conflito;

  • CNV no Ambiente de Trabalho e no Atendimento ao Público: Como usar a CNV para gerenciar conflitos e aplicá-las no dia a dia.

 

Carga Horária: 30 horas